Curiosidades da Ciência: Astrolábio

O astrolábio é um instrumento antigo que era usado para medir a altura dos astros acima do horizonte. Ele foi inventado pelos gregos e aperfeiçoado pelos árabes e pelos europeus na Idade Média. O astrolábio permitia aos navegadores determinar a latitude de um lugar observando a posição do Sol ou das estrelas.

O astrolábio consiste em um disco circular de metal com uma escala graduada na borda, chamada de limbo. No centro do disco há um ponteiro móvel, chamado de alidade, que tem duas miras nas extremidades. O disco também tem uma rede de linhas e círculos que representam os movimentos dos astros, chamada de estereográfica.

Para usar o astrolábio, o observador aponta a alidade para o astro desejado e lê o ângulo formado entre o horizonte e o astro na escala do limbo. Esse ângulo é chamado de altura do astro. Depois, o observador consulta uma tabela que relaciona a altura do astro com a latitude do lugar em diferentes datas e horas.

O astrolábio foi um instrumento muito importante para a navegação e para a astronomia até o século XVII, quando foi substituído por instrumentos mais precisos, como o sextante e o telescópio. No entanto, ele ainda é usado como um objeto de decoração e de ensino da geometria esférica.

Alguns navegadores famosos que usaram o astrolábio foram Vasco da Gama, Cristóvão Colombo, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.