Doutor não, Técnico em Medicina!

Este pequeno artigo de opinião tem por objetivo trazer reflexões sobre uma sociedade que se acostumou a esquecer o valor da ciência, a “endeusar” certas profissões, como a medicina, e a menosprezar tantas outras profissões. Assim como precisamos muito de médicos, também precisamos muito do profissional da limpeza urbana. Já parou para imaginar o caos que seria se uma cidade ficar uma semana sem limpeza das ruas e sem coleta de lixo? Seria, inclusive, um problema sério de saúde pública.

Assim como diversas outras profissões, o exercício da medicina se baseia na aplicação de técnicas já estabelecidas e consagradas. Até mesmo a forma de lidar com pacientes e familiares se baseia em protocolos e técnicas estabelecidas. Um médico não cria um método de diagnóstico, não cria um novo tratamento, não desenvolve uma nova vacina ou um novo medicamento. Um bom médico, assim como qualquer outro bom técnico das mais diversas áreas, está sempre estudando e se atualizando, buscando o conhecimento das mais modernas e mais efetivas técnicas para a sua prática profissional.

Técnico
substantivo masculino
Indivíduo que tem conhecimento prático de uma arte ou de uma ciência; perito, especialista.
(Dicionário Aurélio)

Por outro lado, os verdadeiros Doutores, aqueles que cumpriram todos os requisitos de uma rigorosa formação acadêmica, culminando na obtenção do título de Doutor mediante a defesa de uma Tese, na maioria das vezes anônimos e desvalorizados, estão nos laboratórios de pesquisa, com recursos financeiros escassos, aprimorando e desenvolvendo novos instrumentos para diagnóstico, novos tratamentos, novas vacinas e medicamentos, e compartilhando o conhecimento para que a Ciência chegue às mãos dos médicos, de forma a aprimorar cada vez mais a prática profissional. E tal conhecimento vai muito além da medicina. São cientistas de diversas áreas, tais como física, química, tecnologia da informação e diversas outras. E como se já não houvessem dificuldades suficientes, os cientistas ainda precisam lidar com o negacionismo e a desinformação proliferada por aqueles que sequer sabem o que é método científico.

Doutor
substantivo masculino
Indivíduo que completou o doutorado; quem possui o mais elevado grau acadêmico.
(Dicionário Aurélio)

A prática da medicina envolve o estudo exaustivo do funcionamento dos sistemas do corpo humano, as “falhas” em tais sistemas que resultam nas mais diversas doenças, os mecanismos de ação dos mais diversos medicamentos, tudo explicado detalhadamente nos livros de fisiologia, farmacologia, bioquímica entre outros. No entanto, para que tais livros existam, um dia algum cientista ou grupo de cientistas, em algum laboratório, dedicou semanas, meses ou até mesmo anos de sua vida buscando o entendimento, descrevendo cada detalhe de cada um desses sistemas, bem como a integração harmoniosa entre eles. O mesmo se aplica à descoberta de doenças, desenvolvimento de tratamentos, medicamentos e vacinas.

Obviamente existe uma pequena parcela de médicos e médicas que optam pela carreira acadêmica, pela realização do Mestrado e Doutorado, pela busca de contribuições à Ciência por meio do método científico. Então, caros médicos, quando alguém te chamar de “doutor”, a menos que esteja em um laboratório trabalhando exaustivamente em busca de contribuições científicas, corrija: “Doutor não, Técnico em Medicina!” Ou simplesmente “Médico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.